De 18 a 23 de agosto, a Colômbia sediou a Olimpíada Mundial de Xadrez Juvenil para jogadores menores de 16 anos. Um total de 86 equipes de 45 países participou, incluindo Índia, Canadá, Itália, Brasil, Geórgia, México e muitos outros. Todas as partidas foram transmitidas ao vivo na plataforma idChess Media.

O Diretor Executivo da FIDE, Victor Bologan, e o Presidente Continental da FIDE para as Américas, José Carrillo Pujol, fizeram os primeiros lances simbólicos da Olimpíada.
O torneio foi disputado em um sistema suíço de 9 rodadas com controle de tempo de 45 minutos mais 10 segundos por lance. Os participantes incluíram Grandes Mestres, Grandes Mestras, Mestres FIDE e Mestres Internacionais. A classificação média dos jogadores foi 1777.
A equipe russa venceu a Olimpíada com um resultado recorde de 9 vitórias. O segundo lugar ficou com o Uzbequistão, com 7 vitórias e 2 empates, enquanto o Cazaquistão conquistou o terceiro lugar com 7 vitórias e 2 derrotas.
A Olimpíada foi marcada por disputas acirradas, novas amizades, um clima acolhedor e troca cultural entre os participantes.
As gravações das partidas estão disponíveis em media.idchess.com.
Foto: Federação Colombiana de Xadrez







